Onshore x Offshore

Saiba as Vantagens e Desvantagens de se Trabalhar Embarcado.

Boa Noite Tecnopeguianos! 

O Post de hoje vem para esclarecer vocês leitores, sobre os dois lados da Balança em se trabalhar embarcado: VANTAGENS E DESVANTAGENS. Muitos acham que é bom por causa do dinheiro, salário maior e etc, mas não é só isso que a vida offshore trás de bom além do que também tem suas desvantagens, que também estarei trazendo para vocês hoje. Para que, no dia que vocês forem trabalhar embarcado (para aqueles que desejam), saberem lidar com isso.

VANTAGENS
Nas próximas linhas estarei enumerando algumas vantagens que têm ao trabalhar embarcado. Algumas vocês já conhecem, e outras talvez não saibam ou não pararam para pensar.
1º BONS SALÁRIOS.
Esse talvez seja a grande vantagem que 99,9% das pessoas vêem. É incrível como as pessoas tem uma visão, de que quem trabalha embarcado, tem dinheiro. Não é bem assim! O Salário realmente é um pouco melhor do que se trabalhasse em terra, mas também não quer dizer que esteja com rios de dinheiro.
Isso deve-se ao “Adicional de Embarque”. Todos aqueles que trabalham em regime offshore, ganham, por lei, o famoso adicional de embarque, que varia de 50% à 140%. Por exemplo, o funcionário tem o seu Salário Base + 50% do valor do Salário-Base + Benefícios = Salário Total.
O Valor do Adicional de Embarque e os Benefícios, variam de empresa para empresa. Geralmente as multinacionais que pagam 100% ou mais de Adicional de Embarque, o que faz dobrar o salário. Por isso é ganha-se bem mais trabalhando embarcado. Para ter uma idéia de salário, um Plataformista numa multinacional por exemplo, está ganhando no total, uns R$ 3,100,00.
2º DIA DE FOLGA
Outra grande vantagem em se trabalhar embarcado são os benditos dias de folga. É claro, isso vai variar de acordo com a Escala que você trabalhe, podendo ser 14×14, 28×28, 14×21 e etc. De qualquer forma, uma coisa é certa, você terá os dias de folga. Apesar de que, as vezes passa tão rápido que nem percebe que está de folga, quando vai se dar conta, já acabou e tem que embarcar novamente.
A vantagem em ter os dias de folga são muitas:
  • Poder dormir até tarde! (Para muitos, o melhor! rs)
  • Descansar bastante
  • Ter uma ocupação temporária (Mais uma maneira de aumentar a renda)
  • Dedicar-se a um projeto pessoal (no meu caso, isso vai me ajudar bastante com o TECNOPEG)
  • Resolver problemas particulares
  • Visitar amigos e familiares
  • E muitas outras coisas
Enfim, com os dias de folga você tem o bem mais valioso e raro da atualidade:TEMPO! Mas o tempo é escasso, você só tem 24 horas em 14 dias. Por isso, o ideal é que você planeje o que vai fazer nesse tempo que estiver em terra. O melhor momento para fazer isso é quando estiver quase desembarcando, na plataforma mesmo. Anote num caderno, todas aquelas coisas que estão pendentes e que você precisa resolver, assim como aquela atividade que você sempre quis fazer mas nunca teve tempo. Esse tipo de atitude é importantíssima, pois dessa forma, a sua quinzena de folga passa e você não fica com aquela sensação de que não conseguiu resolver nada, o que é horrível.  O Fato de ser uma data de início e fim da folga, ajuda pois te dá um limite, um prazo para realizar as tarefas, evitando desta forma o mal da procrastinação (deixar as coisas sempre para depois).
E caso seja chamado no meio da sua folga, não se preocupe, você ganhará 100%, pois está trabalhando na sua folga, melhorando ainda mais o salário.
3º SENSO DE PRAZO e LIÇÕES APRENDIDAS
Como já disse acima, essa é outra grande vantagem em se trabalhar embarcado. Por trabalhar numa escala definida, 14×14 por exemplo, você sabe exatamente até quando você vai trabalhar / e ficar de folga. Desta forma, você pode planejar melhor suas tarefas. Diferente de um trabalho normal, contínuo, que você tem milhares de atividades para fazer e todo dia sempre surge outras novas, fazendo você empurrar com a barriga determinadas tarefas, e pior, não dando tempo de você descansar. Isso faz com que sua cabeça fique sempre cheia de coisas para fazer. Isso já não acontece no trabalho embarcado, pois apesar de ter bastante coisa pra fazer na maioria das vezes, pelo menos quando você desembarca, você se desliga daquilo por um tempo, se refazendo e voltando 100% na próxima vez. E melhor, eu pelo menos, sempre quando desembarco, fico refletindo sobre como fazer melhor o serviço que faço, seja de forma mais rápida, mais otimizada, organizada e etc. Desta forma, quando embarcar novamente, farei um trabalho melhor, com uma especíe espécie de lições aprendidas.
4º TEMPO DE REFLEXÃO
Quem é que nunca teve vontade de fugir um pouco da agitação do cotidiano?? Dar aquela sumida?? Pois bem, trabalhar embarcado dá a você um pouco dessa privacidade. Afinal, você está longe de tudo e todos, da barulhada das cidades. Por isso, é um ótimo momento para estudar, colocar aquelas idéias no papel, fazer uma auto-reflexão. O Fato de não ter muito o que fazer ajuda nessas hora. Recomendo que leve sempre um bom livro, ou aquela matéria que precisa estudar, e é claro um caderninho para anotações, para colocar as idéias e reflexões no papel.
5º STATUS
Essa vantagem poder vir a ser uma desvantagem se não usada da maneira correta. Estou citando ela, pois não deixa de ser uma vantagem. Realmente trabalhar embarcado, acaba gerando uma boa imagem para você, não só em relação a quem estuda e trabalha na área, como para aqueles que não trabalham (justamente porque eles acham que você ganha muito bem). Mas para isso se torne uma vantagem, você não pode deixar isso subir sua cabeça,  gastando rios de dinheiro só para ostentar uma posição de destaque, numa balada por exemplo ou de prepotência, sendo super arrogante com aquelas pessoas que querem tirar dúvidas sobre a profissão, e que não trabalham na área. Pois as vezes isso acontece muito, geralmente com gente jovem que entrou agora e acha que tá podendo. Deve-se acima de tudo manter a humildade e utilizar sua experiência e história para ajudar outras pessoas a chegarem lá também. Com certeza você ganhará muito e as outras pessoas também.
DESVANTAGENS
Quem disse que trabalhar embarcado é um mar de rosas? Existem sim lados negativos, e que para algumas pessoas nem sempre compensa, mesmo ganhando-se bem. Segue abaixo algumas dessas desvantagens.
1º CONFINAMENTO
Já se imaginou ficar 14 dias ou mais longe dos seus amigos, familiares, marido/esposa, namorado (a), sem muitas das vezes ter acesso por telefone ou computador? E para piorar, conviver com pessoas que as vezes você não gosta ou que são totalmente diferentes de você? Se você nunca se imaginou numa situação dessas, ou acha que não conseguiria aguentar isso, então você não passou no primeiro teste para quem precisa ficar embarcado: CAPACIDADE DE FICAR LONGE DOS FAMILIARES E AMIGOS E DE ADAPTAÇÃO AO MEIO EM QUE ESTÁ. Realmente, isso não é nada fácil, mas se você deseja entrar nessa vida, precisa aprender a suportar essa distância e a lidar com pessoas diferentes de você. Infelizmente, esse é um dos grandes problemas para aqueles que começam a embarcar. É muito difícil, principalmente para aqueles que têm marido/esposa e filhos (as). Deve ser muito forte e saber suportar a saudade.
2º ENJÔO E MAL ESTAR.
Depois do problema da distância, esse é o pior problema para quem trabalha embarcado ou pelo menos deseja. Dependendo da embarcação que você vá trabalhar, ela vai balançar e MUITO. Para aqueles que enjoam facilmente, isso é quase morte! Na em Peregrino, por exemplo, a Plataforma por ser Fixa, não balança, se balança, é muito pouco. Porém, o Flotel que fica ao lado, onde muitos acomodam-se, em determinados dias, dependendo da maré balança demais, tornando o trabalho no escritório quase impossível, pois as cadeiras passeiam pelo escritório, e a papelada fica caindo. Para dormir, tem uns que acham ruim, devido ao balanço, mas para outros, é como se estivesse no berço, balançando de um lado pro outro. Para ter uma noção de como tem pessoas que passam mal, teve uma caso de um funcionário nosso que estava embarcando pela primeira vez. Ele chegou na sexta por volta de 12:00, já passando mal, fazendo que com ficasse na cama o dia inteiro, não trabalhando neste dia. Como não melhorou, tivemos que desembarcá-lo no dia seguinte no sábado, sem ter ido pra área trabalhar.
Para vocês terem uma noção de como o Navio balança em determinadas ocasiões, segue abaixo um vídeo feito num Navio Sonda, num dia de mar agitado, que fez até interromper as atividades de perfuração nesse dia.
Viram como balança? Lá no Flotel nunca chegou a um nível de balanço deste, apesar de que no escritório quando se balança muito, fica mais ou menos desse jeito. Se você é daquelas pessoas que enjooam muito, o recomendado é que você tome pelo menos 2 Dramins (remédio para enjoo) antes de pegar o helicóptero para embarcar. Desta forma você não enjoa quando chega no Navio. Pois se você deixar para tomar o remédio só depois que chegar na embarcação, não adianta, pode passar mal.Já para quem trabalha em embarcações da Petrobrás já deve conhecer o transporte por meio da famosa cestinha, que é muito usada para fazer transbordos entre 2 embarcações. Reparem como balança e como é arriscado.

No caso do vídeo acima, foi arriscado não só para quem estava dentro como também para o Guindasteiro que estava fazendo a manobra, afinal de contas, a pessoa que ele estava carregando era um Gerente de Petrobrás! Será que ele perdeu o emprego? rs.

3º TRABALHO PUXADO

Outro ponto negativo de se trabalhar embarcado é a rotina de trabalho, muitas vezes puxado. Trabalha-se 12 horas por dia, quando não se tem que fazer hora-extra. É uma rotina de trabalho complicada, e nem sempre as pessoas são acostumadas. É necessário ter um preparo físico bom para aguentar essa jornada de trabalho 12 horas por dia durante 14 dias sem parar. Pois não existe feriado e finais de semana para quem tá trabalhando embarcado. Sem contar aqueles que fazer o serviço pesado, de movimentação de carga, e etc. Como no vídeo abaixo: 
4º AMBIENTE HOSTIL 

Válvulas e Tubulações para todo lado, Equipamentos gigantes trabalhando a todo vapor ao seu lado, Linhas Pressurizadas, Subir escadas à 30 metros acima do mar, Ruídos altíssimos, Guindastes movimentando cargas de toneladas sob sua cabeça. Esse não parece ser o melhor lugar do mundo para trabalhar não acham? Na verdade, se for parar para pensar, talvez seja um dos piores ambientes para se trabalhar. Confesso que a primeira vez que subi na plataforma, senti um certo medo de andar nela, pois é um ambiente que dá um certo medo, tanto pela altura quanto pelos equipamentos que estão lá. É totalmente diferente de todos os ambientes de trabalho que se tem na cidade, principalmente da calmaria de um escritório.
5º TRABALHO ARRISCADO
Esta desvantagem é na verdade uma conseqüência da 4ª. Por se tratar de um ambiente hostil, muitas vezes acaba sendo arriscado trabalhar numa plataforma. Na verdade, quando se está em operação, você fica trabalhando em cima de uma bomba relógio, como muitos costumam dizer. Pois a qualquer momento, numa operação errada, a pressão pode subir muito e o poço explodir, acontecendo um blow-out por exemplo.
Esse é apenas um dos problemas que podem ocorrer numa plataforma. Numa manobra errada de um guindaste, ele pode deixar cair uma carga de toneladas em cima de algum trabalhador. Uma válvula pode estourar em cima de você, o Helicóptero pode cair,  ou até mesmo um tropeção na escada pode fazer você cair na água. Arriscado, não? Mas felizmente, hoje a segurança é muito rígida e acidentes tem acontecido com menos freqüência, embora nos últimos meses terem acontecido um número razoável de acidentes. Mas a maioria das vezes por falha humana, por isso a importância do treinamento e de levar a sério os treinamentos que fazemos. O objetivo não é colocar medo em vocês mas sim, lembrá-los da importância da segurança para quem trabalha embarcado. Ela é levada muito a sério, ou pelo menos deveria ser. Sempre use todos os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e fique sempre alerta quando estiver andando e fazendo algum trabalho na plataforma, prestando sempre atenção nas placas e avisos também.
Acidentes também não tem hora para acontecer. Esse último embarque por exemplo, disparou o alarme 3:40 da manhã, e todos tiveram que ir para o ponto de encontro e colocar o colete salva-vida. Foi uma correria só, ninguém sabia ao certo o que estava acontecendo. Por sorte, foi um alarme falso e não houve nada sério, apenas um sensor que disparou. Mas isso mostra que a qualquer momento temos que ficar ligados.Para isso, existem os diversos treinamentos de segurança, e os Equipamentos de Proteção. Também é necessário ter muita fé em Deus para o proteja de todo mal.

CONCLUSÃO

O Objetivo desta postagem não é dizer que se você trabalhar embarcado será rico, ou muito menos colocar medo em vocês. Mas sim esclarecê-los sobre o que vocês verão pela frente e quais são os riscos do ofício, pois geralmente as pessoas vão muito pelas vantagens mas esquecem das desvantagens, fazendo perder tempo e dinheiro preciosos. Não se iludam pelo dinheiro nem fiquem com medo dos riscos, pois riscos tem em todo lugar. É uma profissão diferente de tudo que se tem por aí e bastante desafiadora, por isso é tão interessante. Desejo sucesso a todos, espero ter ajudado! Deus abençoe cada um.

  • http://www.facebook.com/wesley.menezes.12 Wesley Menezes

    excelente,gostei! me esclareceu ao máximo.

    • andré de sá monteirp

      gostei muito,eu vim para macae fiz os cursos,de salvatagem,ruit e home de area,naõ embarquei,mas consegui na base da petrobras de macae,trabalho como homem de area,e tambem conferido materiais da plataformas,que chegam dos rebocadores,estou ja a 3 anos nessa empresa vendi a minha casa no rio e comprei uma perto da empresa em macae,gosto muito do meu trabalho que faco.pretendo este ano fazer um curso tecnico,e crescer dentro da empresa,para aqueles que querem fazer os cursos do
      todo apoio,correm atraz dos seus sonhos,e de uma vida melhor,abracos,andré.

      • Renato

        Tenho um amigo ai em Macae querendo algo, embarcado ou não, ele e tecnico mecanica, se alguem sou de algo, favor me contatar correa.renato@terra.com.br

        • CESAR ALEXANDRE

          BOA TARDE !
          TENHO DESEJO ENORME DE TRABALHAR DE CONZINHEIRO EM PLATAFORMA ,QUAL O PROCEDIMENTO QUE TENHO QUE TOMAR PARA ENTREGAR CURICULUM

          • Margarete

            Acabei de me formar em Nutrição, tenho 56 anos, sexo feminino e tenho muita vontade de trabalhar embarcada. Vou fazer o curso salvatagem. Vc acho que pela minha idade, tenho alguma chance?

      • Margarete

        Acabei de me formar em Nutrição, tenho 56 anos, sexo feminino e tenho
        muita vontade de trabalhar embarcada. Vou fazer o curso salvatagem. Vc
        acho que pela minha idade, tenho alguma chance?

  • Luiz claudios

    Sr. Vitor Alves,
    Gostei das explicações, e gostaria que fizesse uma breve descrição dos cargos e ou profissões na plataforma, assim como o grau de estudo para cada cargo.

  • Eduardo

    Parabéns Victor;

    Mas uma vez superando e impressionando com seus comentarios…

  • Rodrigo

    Victor obrigado pela postagem. Como eu percebi, o que vc sitou não é nada diferente do que meus tios e primos, que também trabalham. embarcado haviam dito para mim.
    Eu vou me formar como Técnico de Petróleo e Gás em Dezembro, ano que vem começarei a cursar Engenharia de Produção. Eu gostaria de saber de você, que área especifica da Indústria do Petróleo e Gás seria mais vantajoso e mais remunerado para um Engenheiro de Produção. Meu tio, que é responsável pela fiscalização de plataformas da Petrobrás, me disse que a área de logística para esse tipo de Engenheiro é uma boa area. Queria saber de você se é realmente verdade.

  • Douglas

    Muito realista e verdeiro suas descrições referente ao mundo offshore. Coisas que só  realmente quem vive pode descrever. Gostaria que você esclarece a duvida do colega abaixo referente aos cargos e qualificação de algumas profissões da área offshore em navio sonda, rebocador, estocagem e produção.

    Grato.

  • Leonardo Mecatronica2010

    ola
    gostaria que você postace oportunidade empregos para embarcar, sit de empresa que estão contratando.sou louco para embarcar.ja sou formado em técnico mecatrônica e tem cursos..
    obrigado…

  • Alexandre Alves

    como devo proceder além de fazer os cursos básicos?

    poderia me dar algumas dicas?

  • Diego C_santos

    fazendo o curso tecnico de petroleo e gaz consigo me colocar no mercado petrolheiro?

    • jose

      faz português primeiro

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100003161170407 Mario Schuwenck

    Muito obrigado Victor por sua contribuição, Parabéns pelo seu trabalho!

  • Rapozo

    Gostei desse blog hein!!!

  • Carlosgeorg196

    Boa noite a todos, sou formado em Química Bacharelado, gostaria de saber sem tem ou qual a área que posso seguir no ramo do petróleo e gas?????

    Abraço a todos

    • ecristine

      Claro que sim! Este profissional  é responsável por executar e participar das analises e testes qualitativos e quantitativos dos fluídos, petróleo e derivados, apara cadeia produtiva de uma petroquímica.

  • Michaell Santtos

    Sim continuo desejoso em enfrentar esses perigos habituais… Valeu pelas dicas! abraço.

  • http://www.facebook.com/lucas.borges.148553 Lucas Borges

    Parabéns pela iniciativa Victor. Estou me formando simultaneamente em Técnico em Construção Naval e como Moço de Convés da Marinha Mercante. Espero em breve estar também enfrentando esses desafios de se trabalhar embarcado.
    Luciano

  • Lew Angellus

    Gostei muito do que li. Estou fazendo curso de trainée de ROV e adorei essa matéria, essa lição do ofício de trabalhar embarcado.

    Obrigado, Victor! Que Deus continue a abençoar e muito a sua vida. =D

  • diniz

    Poxa Vitor Legal,gostei muito!

    Sou vendedor mas estou fazendo muitos cursos nessa Área para trabalhar embarcado já fiz o de Guindaste e o Riggers e vou fazer agora Salvatagem , huet. Só não sei o qual linha que sigo. O plataformista ou homem de área pois quero dar continuidade no currículo.Vc pode me esclarecer ? Fico grato.O meu email é dinizelodesc@gmail.com

  • gaby

    Boa tarde, sou estudante no curso tec em seguranca
    do trabalho, sou mulher, gostaria de saber se tem emprego disponiveis nessa area em plataformas e para mulher????

    • Rodrigo

      Sim, tem emprego disponivel e para mulher

  • http://www.facebook.com/joao.h.cerqueira João Henrique Cerqueira

    Velu pela dica ! É bom o pessoal colocar os pés no chão antes de assinarem um contrato.
    Já ouvi casos em que o cara foi contratado e quando chegou no helicóptero para embarcar desistiu !

  • RODRIGO LOPES

    BOA NOITE, ESTOU FAZENDO POS GRADUACAO EM ENGENHARIA OFFSHORE, E UMA BOA AREA??

  • Fernando Dias

    Muito bom, trabalho embarcado, porem em barco de pesca! Passarei agora para marinha mercante e o costume de distancia é normal! O negocio é procurar uma maneira de conquistar suas coisas e seu conforto independentemente desses pontos negativos citados que acredito que não sejam o suficiente para fazer uma pessoa desistir de trabalhar embarcado! Mas uma coisa é certa, não gaste tudo assim que pisar em um caz pq ai não adianta nada os sacrifícios hehehe abrços!

  • http://www.facebook.com/marcelo.loteria Marcelo C Rodrigues

    gostei muito, tirou muitas duvidas!!!
    valeu!!!

  • André Estevam

    Parabéns Victor pela postagem, muito interessante. Sou Graduado em Administração em Comercio Exterior e tem oportunidade para este campo de trabalho?

  • Márcia Birami

    Muito se falou das áreas específicas, principalmente as relacionadas ao sexo masculino. Porém, existe algum campo onde mulheres conseguem um cargo?

  • abraao braz

    Sou técnico em automação ind; tem alguma area que eu possa atuar embarcado?

  • evandro

    quero saber se um soldador de mig e mag com curso de salvatagem tem a chance de trabalhar embarcado

  • Maicom

    Meu cara amigo estou interessado em trabalhar embarcado, como pintor industrial, acho que dou conta sim pois todos os requezitos citados por você acima serão apenas mais um pra min pois tenho uma certa experiência com equipamentos do tipo só nunca embarquei. Mas vou tentar, espero que de certo e ocorra tudo bem lá. Obrigado pelas informações.

  • robert

    ola bom dia gostaria de saber quais os meios que devo percorrer para me empregar embarcado tenho curso de solda eletroldo revestido pelo senai tenho curso tig e atualmente estou fazendo tecnico de segurança do trabalho irei precisar certamente do curso de savatagem correto

  • Áureo Santos Nascimento

    Victor, excelente vídeo. Mas, qual a melhor empresa para se trabalhar embarcado hoje?
    E um curso de solda mig e de salvatage me garantiria no mercado?

  • CACAU

    GOSTEI MUITO. TIROU MINHA DUVIDAS VALEW!!!!!

  • sergio

    boa noite eu sempre sonhei trabalha embarcado se alguem de vc pode meda um oportonidade meu emeil e sergio-bravo@live.com eu trabalha de eletricista montador e manuntesão instalador

  • cleo

    Bom dia sou secretaria de administração gostaria de saber se teria vaga para mim estou a procura de novos horizontes

  • marcello

    gostaira de saber qual curso para embacar platafoma sou guarda vida queria me qualifica nesta area de plataforma

  • Ricardo Mansano

    Parabéns Victor!
    Eu trabalho com automação industrial e digo: é isso tudo mesmo! Eu embarquei durante o ano de 99 nas plataformas do RN e, além da “cestinha” das plataformas de controle habitadas, nas plataformas não habitadas havia o famoso “cipó do Tarzan” onde, literalmente, você saltava do barco de pesca (isso mesmo!), o lagosteiro, para a base da plataforma como se fosse o personagem citado esperando a mare dar uma trégua. O notebook? Arremessavam para nós do barco (!!!!!). Helicóptero? rssrrs…. neca!
    Quanto ao STATUS? É real e inimaginário. Embora para mim, além da experiência fora do comum, foi mais um trabalho realizado ao longo de 15 anos de carreira em automação. Incrivelmente, após uns dez anos sem fazer qualquer trabalho de automação offshore, o pessoal onde moro achava que eu trabalhava para a PB. Tudo isso por telefone sem fio. Nem eu tinha conhecimento que eles sabiam da minha experiência.
    Parabéns pelo post! É muito elucidativo e verdadeiro, principalmente aos leigos.
    Boa sorte para quem começa na area. As primeiras experiências são inesquecíveis!

  • rafael pereira

    Muito boa a sua postagem, na verdade, isso e uma preparaçao para quem deseja ou esta embarcando pela primeira vez… adorei, parabens!!!

  • Diego Alves

    Quanto é o salário inicial para Técnico em Segurança do Trabalho Offshore?

  • jurleia

    meu nome é jurleia,sou técnica de enfermagem,e to especializando em técnico de enfermagem do trabalho,quero saber qual curso tenho que fazer pra trabalhar em plataformas..

  • fernando pinheiro

    moro no rio sou soldador como fazer pra trabalhar embarcado mesmo de auxiliar é por que sempre quis trabalhar embarcado queria muito pelo menos uma oportunidade.pinheirojfernando@gmail.com

  • Diogo

    olá, gostei das publicações e por isso queria se possível tirar algumas dúvidas;
    Estou fazendo um curso técnico de Pintor Industrial e assim q formado penso em tentar entrar no mercado de trabalho por meio de embarcações offshore. Vc como um conhecedor e já bem informado sobre o mercado de trabalho nessa área poderia me informar se com esse curso consigo me profissionalizar e em curto prazo entrar para serviço embarcado? OBRIGADO.

  • Siralan Alves de Oliveira

    Sr. Victor Alves .
    Boa noite , eu gostei de ter sido advertido! Sobre o seu lado bom e ruim de trabalharmos embarcado ,mas quando nos temos um projeto de vida e saber bem o que nos queremos para nos, obstáculos e sinal de que diante de nos sempre vai haver um escada e são poucos os que sobem por ela , então se você levanta um pé tenha ser tesa que vai ter que subir o outro. Obstáculo sempre vai ter , e só os que querem vencer e quem passam por sima deles , tendo fé e crendo em Deus nada nos em pede de sermos vitoriosos.

  • Li

    Gostaria de saber p/ mulher que seja Fisioterapeuta, qual área de atuação possível, mesmo q n seja embarcado, em plataforma se é possível e qual curso necessário?

  • Amanda Fernandes

    Sou graduanda de Nutrição, tenho 22 anos.Gostaria de saber se há emprego nessa área para a minha profissão que vá me possibilitar também viagens internacionais.

  • catia

    oi boa tarde, meu nome é Catia tenho especialização no curso de radiografia industrial ou seja ensaio não destrutivo não sei se tem esse serviço para trabalhar embarcado qual curso vc me indicaria para fazer para trabalhar embarcado, sou de salvador e tenho 3 meses que estou morando aqui em macaé então ficaria melhor para trabalhar embarcado para ir a salvador para esta com meus pais.

  • jaime carlos

    boa tarde,estou pensando em fazer cursos de qualificação para trabalhar em plataforma.mais tenho 44 anos isso altera alguma coisa

  • ney

    valeu pela dica, espero que outros trabalhadores com experiência faca o mesmo

  • paulo augusto pacheco

    muito bom mesmo,era isso que eu tava procurando pra mim e vou seguir em frente até conseguir pelo q vi o melhor curso é de plataformista!vc mim indica algum??
    valeu mesmo otimo seu artigo

  • Allana Souza

    Olá… Faço técnico de enfermagem, sou mulher, e gostaria de saber se há possibilidade de trabalhar embarcado cursando essa área.

  • Alba

    Olá!! adorei a matéria, estou cursando tec em segurança do trabalho, sou mulher e gostaria de saber se tem oportunidade de emprego para o sexo feminino e que outros cursos eu teria que ter para trabalhar embarcada?

  • Leandro Lopes Silva

    Boa noite, sou técnico de segurança do trabalho, estou a dois anos na área da construção civil e gostaria de trabalhar embarcado.
    Meu nome é Leandro Lopes Silva tenho 25 anos,
    meu Email leandro_l_1987@yahoo.com.br
    tenham uma boa noite.

  • Wellington Vinicius

    boa tarde!
    tenho duvidas sobre o que um plataformista faz, sera que alguem poderia me ajudar a esclarecer

  • Deivid Da Silva Alves

    Olá Boa noite.
    Qual e o caminho para embarca?
    Sou Técnico em mecânica e fiquei interessado no trabalho offshore.
    Se, poderem mim ajudar. agradeço:
    deivid-testa@hotmail.com

  • ivan

    qual a idade limite para trabalhar em rebocador?

  • Jonathan Barros

    to vendo agora a dureza que é todo mundo realmente só pensa no dinheiro como voce mesmo disse , obrigado ai por mostrar a realidade

  • Jonathan Barros

    a minha grande duvida se tem muita oferta de trabalho para recem formados pois conheço muita jente , que nao conseguiu tenho familia em campos isso me ajudaria por lá de alguma forma

  • VANDERLEI

    Bom dia,sou operador de guindaste tenho 5 anos de experiencias ,gostaria de saber quais os procedimentos para trabalhar embarcado,aguardo retorno obrigada??

  • Romeika Kelly

    Olá,sou estudante do curso de técnica em mecânica e sou mulher,gostaria de saber se tenho chances de trabalhar nessa área embarcada????

  • Paulo Klem

    Bom dia.

    Parabéns pela humildade de expor esta profissão com tanta clareza. Depois de ler seu artigo, tive mais certeza do que quero fazer da vida: trabalhar embarcado! Estou à procura de um curso bom de Plaformista e estou terminando um curso técnico de gestão Ambiental. Referente à minha mãe minha esposa, sei que vai ser duro para mim, mas estou tentando entrar “nessa” justamente para tentar dar um futuro melhor as duas. Então elas entendem o que eu quero fazer, e se fingirem que entendem, paciência: vou entrar do mesmo jeito… rs.

    Vitor, me tira uma dúvida?

    Como postei acima, estou concluindo o curso Técnico de meio ambiente. Há possibilidades nessa profissão, em uma plataforma? Eu conseguindo entrar como Plataformista, eu consigo ser transferido de cargo nela? Qual é o caminho e quem (qual empresa) eu devo procurar para tentar trabalhar embarcado? Tem que ter inglês? Existe possibilidade de uma carreira no exterior, caso a empresa seja multinacional, sendo Plataformista?

    Se puder tirar minha dúvida, ficarei grato!

    Grande abraço e segue meu email, caso possa responder.

    paulonato@gmail.com

    Paulo Klem

  • Stenio Dias

    Procuro Vaga para trabalho embarcado.
    Experiência de 5 anos na Marinha do Brasil, experiência de embarque em navio da marinha, Cursos de Primeiros Socorros, combate a incêndio entre outros.
    Pode ser Taifeiro, Ajudante de Cozinha, Saloneiro, resido em MG mas tenho disponibilidade para embarque imediato!
    Contato: (31) 8207-0969/8426-5975

  • Filipe Coutinho de Oliveira

    Boa tarde Vitor, ao ler o material acima gostei muito da oportunidade, estou formado em tecnico em eletromecanica e atualmente estou fazendo um curso de auxiliar de plataforma pois meu desejo e trabalhar off-shore, nessa area que sou formado tem oportunidades em plataformas? qualquer coisa estou no e-mail abaixo grande abraço.
    filipe.coutinho@bol.com.br

  • jefferson

    tem para tec de enfermagem ?

  • Anderson

    Ola trabalhava em transatlântico aonde ficava 8 meses embarcado será que eu tenho mais chances de conseguir uma vaga como garçom nessa área.

  • Lídia Mello Torres

    Mas na verdade gostaria de saber oq vc realmente acha… no caso.. mais p positivo ou mais p negativo? Obrigada!

  • Rodrigo

    O trabalho é duro, mas no final vale a pena! Na vida temos que fazer hitórias!

  • rafaela

    Ola bom dia gostaria que me desse algumas dicas e em que posso me especializar para trabalhar nesta area estou afim de fazer automação industrial é legal?

  • jonathas

    Me interessa bastante trabalhar nesta área pois já venho trabalhando dentro de refinarias e sei os riscos que corremos mais pra conquistarmos algo na vida tem que haver alguns sacrifícios e estou muito interessado em trabalhar embarcado.

  • RICARDO

    Oi boa noite. sou tecnico em meccanica. desde 2009 estou procurando emprego nesta area. ricardoaugusto0008@hotmail.com ou 21-
    984389633

  • luiz henrique

    ola Senhor Victor Alves

    meu nome e luiz henrique e gostaria de uma oportunidade em trabalhar embarcado tenho curso de Soldador Tig 6G fiz o curso no SENAI CIMATEC EM SALVADOR/BA será que consigo uma oportunidade em trabalhar com voseeis

    desde já agradeço á Sua atenção.

  • Leticia

    sou tec de enfermagem ja quase concluindo gostaria de saber o que fazer pra trabalhar como offshore?

  • GILBERTO

    BOA TARDE GOSTARIA DE SABER SE TEM VAGA PARA ELETRICISTA

  • Vlademir

    Boa noite! Gostei de saber como é a experiência de um trabalho embarcado, não sabia que o trabalho é tão arriscado, mas mesmo assim gostaria de encarar esse desafio. Faço curso técnico em mecânica industrial, tenho chances de entrar?

  • Luciana Figueras

    Sou Advogada e estou com uma cliente que é médica e trabalhava embarcada na escala 14×14, porém engravidou e está sendo obrigada a trabalhar no regime administrativo de 40 horas semanais. Isso está correto??? meu email figuerasadv@gmail.com