Quero Trabalhar embarcado! Mas onde? – Conheça as Empresas de Serviços.

Compartilhar este post

Boa Tarde Tecnopeguianos!

Recapitulando o último Diário Offshore que tivemos, falamos sobre as Drilling Contractors, que são as empresas que fazem a perfuração dos poços, operando as sondas e fornecendo a mão-de-obra.
Hoje, continuando nossa série sobre as áreas que existem dentro de uma plataforma, vou falar sobre um outro tipo de empresa predominantes nas plataformas: as EMPRESAS DE SERVIÇOS DE POÇOS. Mais conhecidas também como WELL SERVICES/DRILLING SUPPORTS. Essas são as empresas que desenvolvem Tecnologia e mão-de-obra para fazer as chamadas OPERAÇÕES ESPECIAIS como: Pescaria e Workover em geral, Assentamento de Coluna, Gravel Pack, Perfuração Direcional/Horizontal, Wireline e Perforating, MWD/LWD, Cimentação e etc.

Alguns podem não conhecer por esse nome, mas conhecem as empresas que fazem esse serviço, eis algumas delas: Halliburton, Baker Hughes, NOV, Franks International, Smith, Schlumberger, BJ Services, Weatherford, e etc.

COMO FUNCIONA ESSAS EMPRESAS DE SERVIÇOS?

As empresas de Serviços atuam em conjunto com as Drilling Contractors que por sua vez estão sob a Supervisão da Empresa Operadora, que é a dona do campo. Para visualizarem de maneira mais didática essa inter-relação, deem uma olhada no diagrama abaixo:

Plataforma de Perfuração

Interface entre áreas numa Plataforma de Perfuração

Entenderam como é a relação entre as empresas? Ambas as empresas, Drilling Contractors e Services Companies, atuam em conjunto para cumprir as metas da Operadora. Se uma falhar, a outra acaba sofrendo. Um exemplo disso, eu vi na Plataforma onde eu estou. Um dia estava no refeitório, no horário do lanche, próximo do pessoal da equipe de perfuração (da Drilling Contractor) e eles estavam reclamando que talvez não iriam cumprir a meta de perfuração pois a empresa de serviços que estava fazendo a cimentação, tinha errado na hora de fazer a mesma, o que implicou em dias de atraso para poder consertar a parte mal cimentada. (Motivo: Eles ganham bônus por metas de perfuração).

Como falei na introdução, essas empresas são responsáveis por fornecer os Equipamentos e Mão-de-Obra para realizar os serviços. Existem 2 tipos de mão-de-obra: Os Operadores dos Equipamentos e aqueles que fazem a Manutenção e Instalação dos mesmos. Quem costuma embarcar são os operadores, que ficam geralmente em escala normal (14×14), já o pessoal que faz a Manutenção e Instalação, não tem escala fixa, pois embarcam pela necessidade, e geralmente trabalham na Base.

REGIME DE TRABALHO
O Regime de Trabalho dessas empresas que tem uma certa fama. Algumas, que por motivo de etica nao vou falar aqui, tem fama de escravizarem seus funcionários. Com escalas de embarque desumanas e que fazem até o funcionário querer sair. Se é verdade ou não, não sei dizer, são comentários que acontecem dentro da indústria offshore. Mas isso acontece por uma razão: Não existe horário fixo para eles trabalharem, vai depender do cronograma da sonda, e a qualquer momento podem precisar do operador. E por se tratar de uma empresa onde opera equipamentos de alta tecnologia, é um serviço muito especializado, o que faz com que o funcionário seja um dos únicos especialistas daquele equipamento, logo, caso dê algum problema ou precise daquele serviço, é ele que vão chamar.

Apesar desse contratempo, o funcionário é super valorizado e ganha uma grande bagagem. Essas empresas também costumam investir bastante no funcionário e frequentemente estão os mandando para estudar fora do país, ter uma experiência internacional e etc.

Os funcionários mais experientes desse tipo de empresa são sempre alvo das Empresas Operadoras para gerenciar as Operações delas. Conversando com alguns profissionais mais experientes, eles sempre dizem que o melhor a se fazer em relação à Plano de Carreira, é começar em empresas de Serviços, ganhar uma boa experiência de campo para depois ir trabalhar numa Operadora por exemplo, ocupando um alto cargo, de Coordenador, Gerente por exemplo.

QUAIS SÃO ESSES TIPOS DE EMPRESAS?

Como falei também na introdução, existem diversos tipos de serviços dentro da área de Poços e de Suporte à Perfuração. É difícil desmembrar todos aqui, pois não tenho plenos conhecimentos sobre cada um deles, mas esses serviços incluem, como o nome mesmo diz, todas as atividades de suporte a perfuração: Revestimento, ROV, Árvore de Natal, BOP, Perfuração Direcional, Fluidos de Perfuração e Completação, Well Control, Brocas, Pescaria e etc.

Cada tipo de serviços tem empresas que são especialistas, eis alguns exemplos:

Perfuração Direcional: Halliburton, Baker Hughes
Brocas e Ferramentas de Perfuração: NOV, Baker Hughes, Smith
Cimentação: BJ Services, Halliburton, Schlumberger
MWD/LWD: Schlumberger
Equipamentos Subsea: Cameron, FMC, Aker Solutions, GE Oleo e Gás
ROV/Inspeção Subsea: Subsea 7, Oceannering, Acergy
Fluidos de Perfuração/Completação: New Park Drilling, MI Swaco, Baker Hughes

Essas são só algumas empresas divididas pelos diversos serviços que tem numa Plataforma de Perfuração. Para vocês terem uma noção de quantas empresas ficam estão envolvidas num Projeto de Perfuração/Completação, vou compartilhar com vocês um slide da apresentação do Bernardo Pestana, Engenheiro de Perfuração da OGX, mostrando os Serviços e Equipamentos Contratados para o Desenvolvimento de um Projeto de Perfuração:

Viu a quantidade de empresas envolvidas? Se você se interessou em trabalhar nesse tipo de empresas confira a seguir quais são os profissionais mais requisitados por cada uma delas.

COMO ENTRAR NESSAS EMPRESAS?

Chegou na área mais interessante do artigo, e vou tentar dar algumas dicas pelo que vejo na plataforma e no mercado.

Primeiramente, como podem ver, a grande maioria, senao todas as empresas desse segmento são ESTRANGEIRAS. Ou seja, o domínio do inglês é um grande diferencial. Principalmente para cargos de nível Superior, como Engenharia e Tecnólogos, o inglês fluente é pré-requisito. Isso acontece pois quase sempre, o chefe imediato, é um estrangeiro. O mesmo não acontece para Técnicos, onde a exigência do inglês é menor, bastando muitas vezes ter pelo menos nível intermediário, afinal, o chefe imediato, é um Brasileiro muitas vezes.

Logo, essa é a primeira dica para quem deseja trabalhar nessas empresas: TER UM BOM NÍVEL DE INGLÊS.

A segunda dica é saber escolher que tipo de empresas e serviço você deseja trabalhar. Ou seja, ter foco. Pois cada segmento vai demandar um ou outro conhecimento. Por exemplo: Se você deseja trabalhar com MWD/LWD, dá-se preferencia por profissionais com conhecimento em Eletronica/Elétrica por tratar-se de um serviço que envolve esses conceitos. Se você deseja trabalhar em empresas de Equipamentos Subsea, conhecimentos de Mecanica e Instrumentação são um diferencial, trabalhar com Fluidos de Perfuração/Completação, Química e etc.

De maneira geral, profissionais com formação técnica tem grande espaço nessas empresas: Mecânica, Eletrônica, Instrumentação, Elétrica, Eletrotécnica, Química, Civil, Automação (tanto a nível Técnico como Engenharia).

Muitos podem se perguntar: Mas e as famosas formações de Petróleo e Gás? Eu já falei a respeito delas no artigo: Mitos e Verdades sobre Qualificação na Indústria do Petróleo – Parte 2. Apesar das questões que levantei no referido artigo sobre a não absorção dessa mão-de-obra, nas empresas de serviços tenho visto um grande número de profissionais dessas formações, principalmente Tecnólogo e Engenheiro de Petróleo e Gás. Conheço Tecnólogos em Petróleo e Gás trabalhando na Halliburton, BJ Services, Aker Solutions, Schlumberger, Wellstream e muitas outras. O Técnico em Petróleo e Gás, sei que a Halliburton e a Schlumberger costumam contratar.

A 3ª dica é sempre ficar antenado e procurar conhecer pessoas dessas empresas. Eles sempre tem novidades sobre contratos novos e processos seletivos abertos. Quem sabe eles não podem ajudar você??

Tags: , , , ,

Victor Alves

Descrição sobre auto aqui

Mais artigos deste autor
  • Marco Rio Branco

    Boa tarde!

    Primeiramente, meus parabéns pelo site. Sou apaixonado pelo setor, infelizmente ainda não faço parte, porém estou aprendendo muito com o Tenopeg.
    Gostaria de ler o Artigo mencionado por voce, 
    Mitos e Verdades sobre Qualificação na Indústria do Petróleo – Parte 2, porém não o encontro no site. Talvez voce possa postar o link, ou envia-lo por e-mail.Desde ja agradeço a atençãoAtt, Marco Rio Brancomarcoariobranco@gmail.com

  • mayk

    oi sou soldador tenho curso de salvatagem;experiencia na carteira;curso basico de ingles;e cursos na area da solda sou louco para embarca voce nao me ajudaria nao.

  • Ricardo

    Gostei da dica Vitor. Sou técnico de instrumentação, já trabalhei embarcado a 7 anos atrás e agora procuro vaga novamente na área offshore. Percebi que as empresas que atuam na bacia não se interessam muito por profissionais que moram fora do estado do Rio. tenho curso de CBSP, HUET, NR-10 e inglês avançado mas não consigo vaga offshore. Teria alguma dica pra isto?

  • Kellington Da Silva Oliveira

    Olá boa noite, ótimas dicas, sou técnico em eletrônica e em breve cursando automação e tenho inglês nivel básico e cursando e se tambem adiantaria está fazendo o curso de HUET e SALVATAGEM e gostaria de uma dica de uma empresa a qual seria melhor está me cadastrando desde já agradeço .kellington22@hotmail.com

  • rael

    sou cuzinheiro tenho um curso de cuzinheiro pelo senak quero trabalhar embarcado tou fazendo os cursos de padeiro e confeiteiro e depos vou fazer o curso de salvatagem cbsp bst e dificio de arruma vagas nao tenho contato nem um para min joga na empresa.

  • RODRIGO

    OBRIGADO PELA DICA ,VOCE ESTA SENDO UM CANAL DE BENÇA PARA MUITA PESSOAS QUE DEUS ABENÇOE VOCE E SUA FAMILIA

  • marcel

    queria saber se com cursos de solda, tenho alguma chance de conseguir um trabalho embarcado e quais empresas oferecem oportunidade nessa área pois tenho muita vontade de trabalhar embarcado mais tenho encontrado muita dificuldade, e outra duvida e se só contratam profissionais com experiência, se existe oportunidade para ajudante, praticante ou meio oficial.

    obrigado!!!

  • Marcio Marcelinobatista

    Marcio : sou programador e operador de torno cnc estou cursando técnico em mecânica . como fazer para trabalhar embarcado.

  • Diogo

    Olá Bom dia, sou soldador sou louco para trabalhar embarcado você poderia me uma ajudinha. Adiantaria está fazendo o curso de Huet e Salvatagem e gostaria de uma dica de uma empresa

  • Pedro

    Boa tarde!
    Sou Engenheiro químico tem vaga na minha área para trabalhar embarcado?
    Obrigada!

Ir Para o Topo